1. FEITIÇO DO TEMPO _ Parece uma comédia engraçada e nada mais, no entanto é um filme que destrincha as reações humanas com lucidez e bom humor. No desenrolar o herói passa por todas as fases de crescimento humano até o amadurecimento e auto estima.
2. UM VISTO PARA O CÉU _ Passa a idéia de que quando morremos, vamos ser julgados pela coragem que tivemos de produzir, criar e fazer coisas para o nosso próprio crescimento interno, e não por sermos bonzinhos ou beatos.
3. SHIRLEY VALENTINE _ Um clássico filme inglês dos anos setenta, que mostra uma dona de casa mal amada pelo marido e filhos dar um chute no balde e renascer para a vida em outras águas.
4. COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE _ Delicioso filme mexicano, mistura os prazeres gastronômicos com emoções, tradições e realismo fantástico.
5. INDIANA JONES-A ÚLTIMA CRUZADA _ (O terceiro da trilogia) Quando para passar de uma montanha à outra pelo alto, o herói que busca o cálice sagrado pisa no vazio (como o Louco do Tarô pisa no abismo) e encontra a ponte, é o momento em que o filme como o mito ensina que de vez em quando temos de ter fé na intuição ou nunca encontraremos o que buscamos.
6. UM HOMEM DE FAMÍLIA _ Mais uma comédia genial, que nos faz pensar no que seria, no que é e no que será. Um homem, que optou por uma carreira de sucesso em detrimento de uma vida mais pacata com a mulher que amava, de repente se vê com filhos casado com essa mulher e morando no subúrbio, como se a opção que fez anos atrás tivesse sido a outra.
7. OS TREZE DIAS QUE ABALARAM O MUNDO _ Apesar de ser um drama, esse filme também nos faz pensar também no que seria, é e será. Ele usa para isso a crise dos mísseis cubanos quando Kenedy era presidente. Excelente. Meu momento favorito é quando Kenedy está assistindo os russos fazendo discursos na ONU, aparentemente indignados pela falta de motivos para o bloqueio dos navios bélicos às águas cubanas. Kenedy cita a frase do Tao Te Ching “Uma luta se ganha no templo, antes de qualquer combate corpo a corpo”.
8. A COR PÚRPURA _ Uma mulher sem auto estima, estuprada pelo pai, rejeitada pelo marido, apanha, vive com medo de levantar a voz, até que um dia, já velha, bate na mesa e diz BASTA!
9. FRIDA _ Sensacional. Um filme que me leva de volta ao México, com suas cores e sabores exuberantes. Khalo e Diego foram feitos um para o outro. São deuses no olimpo dos que superaram as mesquinharias e tititis dos pobres de espírito.
10. SUNSHINE _ Drama forte, visualmente lindíssimo, de uma família húngaro-judia que viveu do final do século XIX até depois da segunda guerra mundial. O x da questão é que junto com a história da família o filme conta a história a história da Europa. O fato de que o mesmo ator faz o personagem de avô, pai e filho foi genial e nos faz ver como as coisas na verdade apenas mudam superficialmente.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário